Horóscopo Literário 2024
Capricórnio
Chegou o momento que você planejava há anos: o da reconstrução para a coincidência consigo mesmo. Um ano que começa tão resiliente quanto produtivo é o caminho aberto pelo qual você esperava. O excesso de experiência das responsabilidades que você atravessou nos últimos anos pode dobrar a precaução, cuidado para que isto não vire um medo que venha a te travar. É só saber metamorfosear os receios em construções que se dão passo a passo.
Pode ser difícil não ter controle das mudanças bruscas nos relacionamentos, mas atente que as surpresas também acontecem para melhorar os seus vínculos. De junho até outubro talvez você olhe as pessoas ao redor desperdiçando energia em discussões inúteis. Mas, quando isto não acontece? Maleabilizar a sua visão das coisas com compaixão não faz mal a ninguém, Capricórnio!
Você vai gostar de...
O pintassilgo
Quando Theo Decker, nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe, o pai o abandona e a família de um amigo rico o adota. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com os quais não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma lembrança poderosa de seu último momento ao lado dela: uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte.
O retrato de Dorian Gray
Mais de cem anos depois, porém, o único romance de Oscar Wilde continua sendo lido e debatido no mundo inteiro. Seu tema central - um personagem que leva uma vida dupla, mantendo uma aparência de virtude enquanto se entrega ao hedonismo mais extremado - tem apelo atemporal e universal, e sua trama se vale de alguns dos traços que notabilizaram a melhor literatura de sua época, como a presença de elementos fantásticos e de grandes reflexões filosóficas, além do senso de humor sagaz e do sarcasmo implacável característicos de Wilde.
Perca o controle
Transbordando de relatos profundos, repletos de humor e empatia, esta é uma carta de amor para as mulheres ambiciosas, cheias de vida e de sucesso que lotaram o consultório de Katherine e que mudaram sua história. Também é um convite para que você ouse querer mais sem se sentir gananciosa ou ingrata. Acima de tudo, este livro mostrará como fazer o melhor negócio de todos: trocar o controle superficial pelo poder concreto sobre sua própria vida.
Garota, mulher, outras
"Garota, mulher, outras" é um verdadeiro marco da ficção britânica. O romance causou furor quando publicado: venceu o Booker Prize em 2019, foi aclamado por nomes como Barack Obama, Roxane Gay, Ali Smith e Tom Stoppard e incluído nas listas de melhores livros do ano por veículos como The Guardian, Time, The Washington Post e The New Yorker. A forma, por si só, não é nada convencional: trata-se de um gênero híbrido, composto de versos livres e sem pontos-finais.
A jornada
Na sequência de "O Grande Panda e o Pequeno Dragão", a dupla de amigos parte em uma jornada rumo a terras novas e distantes. Nesta nova aventura, os perigos e os desafios mostrarão que tudo de que precisam já está dentro deles e que, por mais que assuste, a mudança é possível e pode levar a coisas melhores. Inspirada na filosofia e espiritualidade budista, a história destes personagens fantásticos é o presente perfeito para quem busca um pouco de esperança e consolo.
© Companhia das Letras, 2024