Horóscopo Literário 2024
Sagitário
O problema do excesso de convicção é que quando o otimismo se esvazia, seja por cansaço, seja por frustração, pra seguir adiante você agora se motiva com o quê? Pode ser difícil dobrar a aposta estando reticente com o que se perdeu. Sem dúvida é melhor deixar pra trás, você sabe perfeitamente que a verdadeira vida está sempre adiante.
Contanto que você não procure isso em outra pessoa, até junho as situações em que você sente entrega por êxtase, aventura e prazer estão ao seu dispor. Nutra-se com o que te transcende. Já o segundo semestre será particularmente exigente para Sagitário. Evite os desgastes à toa, sejam eles emocionais ou físicos. Em conflitos, raciocine: vale mesmo se decepcionar por pontos de vista diferentes? O equilíbrio nos relacionamentos se dá através da liberdade que emancipa os contrários.
Você vai gostar de...
Viagens de Gulliver
Parodiando os relatos de viagem em voga na época, Jonathan Swift constrói uma narrativa especular e corrosiva que usa o sarcasmo de modo genial para fazer uma crítica feroz à Inglaterra, à monarquia, ao progresso, à ciência e ao olhar arrogante do colonizador. Como um etnógrafo aprendiz que esquadrinha culturas consideradas primitivas, Gulliver enxerga nelas apenas a manifestação do selvagem, do inferior, até perceber as contradições e desumanidades da sociedade dita moderna, tão ou mais primitiva que as outras.
Belo mundo, onde você está
Uma das vozes mais originais da ficção contemporânea, Sally Rooney escreve sobre amizade, amor e dúvida em seu terceiro romance. Alice, Felix, Eileen e Simon ainda são jovens, mas sentem cada vez mais a pressão do passar dos anos. Eles se desejam, se iludem, se amam e se separam. Eles se preocupam com sexo, com amizade, com os rumos do planeta e com o próprio futuro. Seriam eles as últimas testemunhas do ocaso? Eles vão conseguir encontrar uma forma de viver mais uma vez em um belo mundo?
A palavra que resta
Livro vencedor do National Book Award de melhor obra traduzida de literatura. Aos 71 anos, Raimundo decide aprender a ler e a escrever. Nascido e criado na roça, não foi à escola, pois cedo precisou ajudar o pai na lida diária. Mas há muito deixou a família e a vida no sertão para trás. Desse tempo, Raimundo guarda apenas a carta que recebeu de Cícero, há mais de cinquenta anos, quando o amor escondido entre os dois foi descoberto. Cícero partiu sem deixar pistas, a não ser aquela carta que Raimundo não sabe ler – ao menos até agora.
A viagem do elefante
Primeiro livro de José Saramago depois do relato autobiográfico "Pequenas memórias" (2006), é uma ideia que ele elaborava há mais de dez anos, desde que, numa viagem a Salzburgo, na Áustria, entrou por acaso num restaurante chamado O Elefante. Com sua finíssima ironia e muito humor, sua prosa que destila poesia, Saramago reconstrói essa epopeia de fundo histórico e dela se vale para fazer considerações sobre a natureza humana e, também, elefantina. Impelido a cruzar meia Europa por conta dos caprichos de um rei e de um arquiduque, Salomão não decepcionou as cabeças coroadas.
Antifrágil
Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. O que Taleb identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer. O antifrágil está além do resiliente e do robusto. Estes resistem a choques e permanecem os mesmos; o antifrágil, por sua vez, se torna cada vez melhor. Além disso, ele é imune a erros de previsão e está protegido de eventos adversos.
© Companhia das Letras, 2024