Horóscopo Literário 2024
Libra
Não é de hoje que a sua capacidade de ponderação é exigida. Libra pode trazer leveza às atmosferas profundas do início de 2024 e, no segundo semestre, quando a dubiedade se tornar paradigma, certamente o seu apreço pelo senso de justiça será uma habilidade fundamental.
Se há pra você, novamente, um papel diplomático, por mais lateral que pareça, você vai terminar o ano notando que os coadjuvantes tiveram um papel central. É importante que você não transforme o excesso de sentimentos em dramas que não existem na sua vida. Observe. Mas não desista do que você precisa fazer. Pra você, os esforços do primeiro semestre tendem a deslanchar no segundo.
Como o eixo dos Eclipses passa pelo teu Sol e vai colocando os relacionamentos na berlinda, será que é este finalmente o ano em que você vai decidir só andar com quem te faz bem? Amigos podem ser amores.
Você vai gostar de...
O jardim secreto
Ao perder os pais numa epidemia de cólera na Índia, onde nasceu e foi criada, a pequena e mimada Mary Lennox é enviada para viver na lúgubre mansão de seu tio, no coração da Inglaterra rural. Deprimido pela morte da esposa, o tio está sempre viajando, enquanto seu filho Colin, primo de Mary, passa a vida na cama como inválido. Solitária, Mary tenta se divertir vasculhando a propriedade, até que descobre um segredo incrível: o deslumbrante jardim de sua falecida tia, trancado e abandonado.
A vida descalço
Desafiando os lugares-comuns tanto do pensamento como do prazer, Alan Pauls nos apresenta a praia como ambiente da imaginação. Entre hordas turísticas e a areia deserta, os enigmas da praia se veem auscultados ao contrário: a beira-mar como lente de aumento para investigar a vida civil, a superprodução de sonhos ("sonha-se muito na praia"), a utopia política, os corpos bronzeados, e o verão como invenção midiática.
A corneta
Um clássico da literatura fantástica, um marco do surrealismo e um livro extraordinário. A influência da mitologia celta, de criaturas míticas e mágicas, da cultura pré-hispânica e do tarô tornam a obra de Carrington subversiva e ousada, além de referência para artistas como Björk e Ali Smith. Com posfácio de Olga Tokarczuk. Aos noventa e dois anos e com a audição prejudicada, Marian Leatherby ganha uma corneta auditiva de sua melhor amiga. Com auxílio do aparelho, Marian descobre que seu filho, nora e neto têm planos soturnos: não suportando mais conviver sob o mesmo teto que ela, a família se articula para mandá-la a um asilo.
As meninas
Num pensionato de freiras paulistano, em 1973, três jovens universitárias começam sua vida adulta de maneiras bem diversas. A burguesa Lorena, filha de família quatrocentona, nutre veleidades artísticas e literárias. Namora um homem casado, mas permanece virgem. A drogada Ana Clara, linda como uma modelo, divide-se entre o noivo rico e o amante traficante. Lia, por fim, milita num grupo da esquerda armada e sofre pelo namorado preso. "As meninas" colhe essas três criaturas em pleno movimento, num momento de impasse em suas vidas.
O menino com flores no cabelo
Lindamente ilustrada e contada com sensibilidade, esta história é sobre permanecer ao lado de alguém quando se está mais vulnerável, convidando os leitores a falar sobre assuntos difíceis de uma maneira apropriada para a idade e trazendo à vida uma amizade pura e comovente que as crianças nunca esquecerão.
© Companhia das Letras, 2024