Horóscopo Literário 2024
Peixes
A passagem de Saturno pelo seu signo tem obrigado o amadurecimento de Peixes. Às vezes a escolha tem a ver com nos entregarmos com confiança ao fechamento de alguns ciclos. É um modo da vida se regenerar. Mas, será mesmo necessário tanto dilaceramento para chegar na dádiva? As recompensas tendem a aparecer nos momentos em que você se reconhece como responsável pelos seus atos.
Combata a tristeza e o receio. Como? Flutuando entre as nuances das suas emoções, se permitindo o fluxo na própria sensibilidade, você acaba assim descobrindo o caminho e se pacificando. Peixes sabe como ninguém a diferença entre o sutil e o intenso e como podem se inverter a qualquer momento. É um ano de virada para Peixes e, também por isso, parece importante cuidar da mente, do corpo, do espírito.
Você vai gostar de...
Livro do desassossego
Nos trechos recolhidos neste volume, o tom depressivo ganha forma numa náusea constante que atinge não apenas as dimensões intelectual e afetiva, mas também o plano físico. É como se "a existência da própria alma", de acordo com o narrador, fosse capaz de engendrar um permanente "incômodo dos músculos". Seja pelo estilo fragmentário, tão representativo dos nossos tempos, seja pelo esforço em buscar significado em uma vida que muitas vezes parece esvaziada de sentido, o "Livro do desassossego" impressiona por sua radical atualidade.
Mata Doce
Ao experimentar o vestido de noiva num sábado de festa, um dia antes do casamento, uma tragédia envolvendo um fazendeiro violento e arbitrário atinge Maria Teresa e muda sua vida para sempre. Narrando o drama que se torna central, ela vai pouco a pouco desvelando ao leitor os sentimentos mais profundos dos que habitam Mata Doce. Surgem então, numa delicada costura narrativa, antigas rixas familiares, segredos do passado, sentimentos clandestinos e muitos mistérios.
Nós
Em 2021, em plena pandemia, a navegadora Tamara Klink partiu da França com o objetivo de chegar até a costa brasileira pelo mar. Nessa empreitada ambiciosa, contou apenas com a companhia permanente de seu caderno e do barco, Sardinha. À distância, teve o apoio (e também a preocupação) constante da família, dos amigos, de Henrique – conselheiro de primeira hora –, e dos admiradores nas redes sociais, que seguiram a viagem praticamente em tempo real.
Estela sem Deus
Um pouco antes das eleições de 1989, a protagonista deste romance migra de Porto Alegre para o Rio de Janeiro. Entre as duas cidades, entre a infância e a adolescência pobres, acompanhamos a trajetória de Estela em meio a uma sequência de violências, faltas e desamparos a que ela, a mãe e o irmão são submetidos. Manifestando suas inquietações com a vida, as perguntas da jovem perscrutam seu mundo e as dores que carrega.
Por inteiro
Muitas pessoas vivem uma eterna e obsessiva busca pela felicidade. Uma carreira de sucesso, um relacionamento perfeito e uma condição financeira estável são sempre considerados elementos essenciais para alcançar a plenitude. Mas e se a resposta para a verdadeira alegria estiver dentro de nós? Este livro apresenta de forma inovadora uma ideia já conhecida: é impossível sermos felizes enquanto não nos sentirmos inteiros.
© Companhia das Letras, 2024