Horóscopo Literário 2024
Virgem
Ei, você que quer ser mais veloz do que as suas emoções!? Parece até que está correndo das decisões que tomou nos últimos anos e agora, que é hora de cuidar das consequências, o que você enxerga pela frente?
Há uma força de materialização até o fim de maio que é bastante positiva pra Virgem, mas é como se os limites do corpo apontassem que a sua inteligência também precisa de repouso. A grande dica pro segundo semestre é: não tente organizar o irremediável.
Fique atento à sua sensibilidade, o que no contemporâneo também pode ser chamado de saúde mental. Como você reinventa a sua relação com o tempo? A receita é simples: ficou pesado? Solte, largue. Você nunca hesitou em reconhecer a natureza das coisas, por que o faria agora?
Você vai gostar de...
Quatro mil semanas
É um livro que nos faz enxergar a importância de reconsiderar nossa relação com o tempo e construir vidas que façam justiça à ultrajante brevidade – e às maravilhosas possibilidades – de nossas 4 mil semanas. Burkeman discute por que o desafio central da gestão do tempo não é se tornar mais eficiente, mas decidir o que negligenciar; por que, em um mundo acelerado, a paciência – deixar as coisas levarem o tempo que levam – é um superpoder; e por que, em condições de escolhas ilimitadas, preferimos fechar as portas a manter as opções em aberto.
Só garotos
Uma autobiografia cativante e nada convencional. Tendo como pano de fundo a história de amor entre Patti e Mapplethorpe, o livro é também um retrato apaixonado, lírico e confessional da contracultura americana dos anos 1970, desfiado por uma de suas maiores expoentes vivas. Pincelado com imagens raras do acervo de Patti Smith, "Só garotos" pode ser lido como um romance de formação de dois grandes artistas do século XX, que apostaram na ousadia, na liberdade e na beleza como antídotos à massificação - e contra todas as recomendações.
Pequena coreografia do adeus
Escrito com a prosa original que fez de Aline Bei uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea, "Pequena coreografia do adeus" é um romance emocionante que mostra como nossas relações moldam quem somos. Entre lembranças da infância e da adolescência, e sonhos para o futuro, Julia encontra personagens essenciais para enfrentar a solidão ao mesmo tempo que ensaia sua própria coreografia, numa sequência de movimentos de aproximação e afastamento de seus pais que lhe traz marcas indeléveis.
Impressão sua
Neste livro de poemas, que é também um livro de memórias, André Dahmer visita lembranças da infância e da adolescência para fazer um acerto de contas com o presente. Estão aqui as descobertas do amor e do sexo, da paixão e do fim da paixão, da morte e do medo da morte: "e sei que todos os erros são para sempre/ a bicicleta/ o violão/ o casamento/ tudo o que a gente ama/ um dia precisará de conserto".
Autocuidado de verdade
"Autocuidado" e "bem-estar" são termos usados para a venda de todo tipo de serviço, produto e estilo de vida. De sucos detox a lençóis de luxo e retiros exclusivos, parece que não faltam soluções para mulheres exaustas. Mas nosso cansaço coletivo não pode ser resolvido simplesmente comprando uma nova agenda ou começando um curso. Como mostra a psiquiatra Pooja Lakshmin, muitas das práticas amplamente difundidas podem acabar culpabilizando as mulheres pelo próprio burnout sem abordar os problemas estruturais.
© Companhia das Letras, 2024